Buscar este ombligo

domingo, 23 de noviembre de 2008

A rede social e capital social. Uma proximidade ao estudo dos coflitos entre redes sociais


O capital social e as redes socials sao dois conceitos diferentes mas tao pertos que entre eles encimam-se. O primeiro, é "a suma dos recursos, actuais o virtuais, que acumua o individuo ou grupo pela virtude de posser uma rede durable mas o menos relacoes institucionalizadas da gente conhecida e reconhecive (...) provee a cada um de eles (dos grupes) membres dono de seu propio capital adquirido, uma "credencial" que da-lhe um titulo de credito" (Bourdieu, 1992).

No entanto, a rede social, e o conjunto de relacoes interper-pessoais que permitem um individuo poda acceder e ter certos fims individuas com base a um calculo racional. Alguns pessquisadores dizem que o Capital Social e as Redes Sociales posuim alta interdependencía porque para poder ter acesso a certos tipos de relacoes socials, e preciso de posser certo capital social que e determinado mesmo pela estrutura social determinada. Asim, o capital social permite incrementar a rede social para acumular mais capital social.

Mas, o papel fundamental tenh que ver com a estrutura social que um individuo pertenece. Porém, o fator da determinacao pessoal em base ao egoismo, e a capacidade de desenvolmiento dentro a sua propria rede, e os mecanismos de control social, sao importantes para a conformacao da dinamica da rede.

Cada individuo possui diferente role dentro da rede o redes. Putnam, dize que todos jogamos roles que trocam-se com o tempo, as condicoes materiais e a posicao que se exerce segum a hierarquia da estrutura social. Entao, temos dobles roles.

Os estudos sob o Analise das Redes Sociais, descrivem a suma das relacoes em concoracia com sua desidade (quantidade das pessoas invlovidas), proximidade (se sao relacoes de amistade o profesional, etc) intermediacao (pessoas que conetam outras pessoas a um conjunto pequeno de pessoas cercanas, chamadas cliques).

Aliás, que ocurre quando dois o mais redes fican um coflito? Como afeita as relacoes proprias de cada rede? Como interaituam? Quéms sao as pessoas que interveim no problema? Como disenhar uma metodologia acorde as dinámicas do conflito inter-redes?

Ate aqui, dexare a duvida para um analise futuro.

No hay comentarios: